APRESENTAÇÃO DO CURSO

Muitas são as vertentes à serem estudadas para desenvolvimento e aprimoramento vocal do cantor desde sua infância até a adolescência.

Um campo necessário e de fundamental importância como ciência , que vem sendo mascarado de forma penosa. Parece existir um desconhecimento ou pouca informação sobre a forma científica e adequada de trabalhar-se na construção e desenvolvimento vocal do cantor infatojuvenil até a sua adolescência.

Desta forma, faz-se necessário pesquisas e estudos para reconhecer as diferenças comportamentais da voz, nos seus diversos estádios de desenvolvimento e maturação do ser humano.

Para cada estágio da vida, existe uma abordagem no processo ensino/aprendizagem, ligada diretamente ao desenvolvimento e fisiologia específica do aparelho fonador.

Grande tem sido a necessidade de profissionais capacitados para atuação no canto infantojuvenil, dada a inserção do canto coral no currículo escolar das series fundamentais, e da difusão do canto infantojuvenil em concursos de inserção nacional.

Ensinar a Voz cantada é uma tarefa que exige sensibilidade, capacitação musical e vocal, de extremo refinamento, e conhecimento profundo das diversas tipologias e necessidades de especificidade pedagógica e didáticas.

Novas perspectivas metodológicas que sejam concernentes ao ensino do canto nesta faixa etária, devem ser difundidas e praticadas a fim de contribuir significantemente para que a criança possa construir progressivamente a sua voz cantada da infância a adolescência.

OBJETIVOS DO CURSO

Promover a capacitação em práticas pertinentes e inovadoras, e crítico-reflexivas na área da pedagogia vocal infantojuvenil a adolescência.

Enfocar as diferenças comportamentais e as habilidades vocais pertinentes as fases do desenvolvimento maturacional da Voz (ontogênese vocal) e promover diferentes abordagens ensino/ aprendizagem na pedagogia vocal, que proporcionem um melhor rendimento e desenvolvimento vocal em cada uma das fases.

Compreender as potencialidades e as limitações das vozes infantojuvenis a adolescência.

Promover o conhecimento prático/científico e viabilizar a pesquisa e o desenvolvimento de perspectivas metodológicas específicas para o desenvolvimento vocal do cantor infantojuvenil a adolescência.

PÚBLICO ALVO

Profissionais de nível superior nas áreas de Canto, Música, fonoaudiologia, otorrinolaringologia e educação artística.

PRÉ REQUISITOS PARA MATRÍCULA

O candidato deverá ter leitura e escrita musical fluente.

Caso o candidato não possua leitura e escrita musical fluente, o mesmo deverá fazer o curso de nivelamento, que será ofertado paralelamente ao curso de Pós-Graduação.

As datas para o cumprimento do nivelamento:

• Paralelamente as disciplinas do currículo, nas mesmas datas modulares do curso.

• A distância, no decorrer do ano de acordo com aulas e tarefas agendadas on-line.

CERTIFICADO

Para fins de certificação o aluno deve ser aprovado em todas as disciplinas, no TCC e demais exigências definidas no respectivo Projeto Pedagógico de Curso (PPC).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1° Módulo

Desenvolvimento ontogênico vocal: do nascimento ao adulto

Didática e metodologia do desenvolvimento da voz cantada infantojuvenil

Repertório musical/vocal infantojuvenil

Canto coral Infantojuvenil

Preparação Corporal Vocal no canto Infantojuvenil e adolescente

2° Módulo

Fisiologia vocal e Ajustes fonatórios aplicados ao canto infantojuvenil e adolescente

Canto Coral adolescente

Patologias vocais e Saúde vocal Infantojuvenil a adolescente

Didática e metodologia do desenvolvimento da voz cantada adolescente

Repertório Musical/vocal adolescente

Desenvolvimento da linguagem musical/vocal no canto infantojuvenil e adolescente

Disciplinas - 360h

Estágios e treinos - 80h

Trabalho de conslusão de curso (TCC) - 120h

Total - 560h

DATA DO CURSO

1º Módulo - 21/01 a 31/01/2017

2º Módulo - Janeiro 2018

Formato do Curso: Intensivo

As aulas serão em período integral.

INVESTIMENTO

18 parcelas de R$ 475,00 (Pós- graduandos habilitados em leitura e escrita musical)

18 parcelas de R$ 495,00 (Pós- graduandos em nivelamento de leitura e escrita musical)

Taxa de inscrição: R$112,00

BRADESCO (depósito identificado)

OBS: Caso o pagamento da sua taxa de inscrição seja por transferência ou depósito identificado, envie o comprovante de pagamento para o e-mail: tamires.silva@ucb.org.br

01 de Dezembro a 19 de janeiro de 2017

Dúvidas e esclarecimentos:

c2.posauxiliar@ucb.org.br

posgraduacaounasp@blacygulfier.com

Obs: Caso a turma não atinja 20 alunos inscritos, o valor da taxa de inscrição será devolvido para

a conta bancária informada no formulário de inscrição.