COMUNICAÇÃO EDUCATIVA - (Quinzenal aos Domingos) - 2017

Apresentação do Curso

Os cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) oferecidos pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, recredenciado pela Portaria n° 665 de 25/05/2011 - atendem aResolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização e têm validade nacional.

Os cursos lato sensu têm duração mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas, nestas computados o tempo de estudo individual ou em grupo, com assistência docente, e o reservado obrigatoriamente para elaboração do trabalho de conclusão de curso, oferecidos aos portadores de diploma de graduação ou demais cursos superiores.

O UNASP mantém seu compromisso de valorização do ensino, da pesquisa e da extensão, segundo valores bíblicos, e busca oferecer cursos que atendam as demandas da comunidade local e regional de seus campi, bem como dar oportunidade para que os servidores da vasta rede de instituições diversas da Igreja Adventista do Sétimo Dia possam se atualizar.

A Comunicação apresenta-se como ferramenta para todos os profissionais em qualquer área de atuação. Trata-se, também, de uma competência fundamental para as relações de trabalho e fator decisivo para o sucesso da organização de grupos e conscientização de massas. Por isso, os responsáveis pela formação de públicos específicos, precisam desenvolver habilidades comunicacionais para trabalhar com a mídia, com fins educativos.

A Comunicação Educativa é uma área multidisciplinar que agrega as competências do comunicador com as habilidades dos educadores. Aplica técnicas de utilização da mídia impressa, audiovisual, digital e interativa para obter resultados em ações de educação coletiva. Os recursos utilizados exigem conhecimentos que são próprias da formação do Comunicador, alicerçados em conceitos psicopedagógicos de forma e conteúdo, gêneros e formatos, visual e auditivos.

O interesse dos profissionais por uma especialização em Comunicação Educativa justifica-se pela busca de soluções para ambientes de formação, público ou privado, formal ou informal, corporativo ou institucional, nos quais exige-se que a mensagem seja apreendida de maneira uniforme e multiplicada através de ações visando resultados tangíveis.

O UNASP oferece este curso de pós-graduação em Comunicação Educativa, inédito na região, com o propósito de formar profissionais para refletir e atuar nas ações da comunicação com fins educativos. O curso apresenta as ferramentas audiovisuais e impressas para a educação presencial e a distância, para aplicação em escolas, mercado corporativo ou campanhas de caráter público, institucional ou comunitário.

Objetivos do Curso
Estudar os conceitos para a produção de peças comunicacionais educativas.
Conhecer os recursos midiáticas e os objetos de aprendizagem, impressos e digitais, para aplicar em projetos educativos formais, corporativos ou em campanhas pública e comunitárias.
Pesquisar as melhores práticas para a comunicação educativa eficiente nos diversos meios de comunicação impresso ou digital, virtual ou presencial.
Apresentar os conceitos para a produção de conteúdo para Educação a Distância (EAD) e mídia educativa interativa.

Profissionais de nível superior nas áreas de Comunicação e de Educação interessados na produção de recursos educativos impressos e digitais;
Profissionais de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas que desenvolvem peças educativas;
Profissionais e líderes do setor público que desenvolvem campanhas educativas para a população;
Profissionais que desejam atuar com produção de conteúdo para Educação a Distância.
Líderes comunitários que se utilizam do rádio, da TV e da Internet para transmissão de mensagens educativas.

Quinzenalemnte, aos domingos, aulas das 7h30 às 12h00 e das 13h30 às 18h00 realizadas de março a junho de 2016 (1° semestre), e de agosto a dezembro de 2016 (2° Semestre).

1º Semestre – 09/03 a 25/06/2017

2º Semestre – 06/08 a 17/12/2017

Técnicas e Linguagem da Comunicação Multiplataforma

Educomunicação

Teorias da Comunicação e Interatividade

Conceitos da Educação – Pedagogia e Andragogia

Tecnologias da Comunicação e Informação

Marketing de Produtos e Serviços Educativos

Jogos Educativos Interativos

Campanhas Educativas para Problemas Regionais e Sociais

Produção de Conteúdo Multimídia para Educação a Distância

Seminários de Comunicação e Educação Especializadas: Saúde, Religiosa, Corporativa e Política

360 Horas de Aulas Presenciais

120 Horas de Elaboração e Apresentação de TCC

OBS: Caso o pagamento da sua taxa de inscrição seja por transferência ou depósito identificado, envie o comprovante de pagamento para o e-mail: tamires.silva@ucb.org.br

Inscrições: de 01 de Setembro de 2015 até 19 de Fevereiro de 2016.