Inscrição para aluno regular e especial- AQUI

 
 
Conheça o Unasp
 

O Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP teve sua origem no Colégio da União Conferência Brasileira dos Adventistas do Sétimo Dia, fundado em 1915 em uma área rural nas proximidades de Santo Amaro, São Paulo, com o objetivo de favorecer uma educação missionária integral de jovens de ambos os sexos, primando pelo desenvolvimento de suas potencialidades. Teve um número inicial de 12 matrículas. Atualmente tem cerca de 10 mil alunos no ensino superior.  O Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP teve sua origem no Colégio da União Conferência Brasileira dos Adventistas do Sétimo Dia, fundado em 1915 em uma área rural nas proximidades de Santo Amaro, São Paulo, com o objetivo de favorecer uma educação missionária integral de jovens de ambos os sexos, primando pelo desenvolvimento de suas potencialidades. Teve um número inicial de 12 matrículas. Atualmente tem cerca de 10 mil alunos no ensino superior.

Na educação superior, em 1968 foi autorizado, pelo MEC, o funcionamento da Faculdade Adventista de Enfermagem - FAE, precursora do ensino superior adventista no Brasil e, em 1973, o da Faculdade Adventista de Educação - FAED. Atualmente oferece 31 diferentes cursos de graduação.

A partir de 1985, a instituição passou a ser bicampi: o Campus de São Paulo (Campus SP) passou a oferecer, preferencialmente, cursos nas áreas de Ciências Exatas, Tecnológicas, Naturais e da Saúde, já o Campus de Engenheiro Coelho (Campus EC), os cursos nas áreas de Teologia, Humanidades, Sociais e Engenharias.

O UNASP atualmente oferece cerca de 60 cursos em nível de pós-graduação lato sensu. Destaca-se a implantação, em 2013, do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde. Atualmente oferece mais um curso stricto sensu, Mestrado Profissional em Educação, visando formar e qualificar profissionais de excelência, ao cumprir sua missão de educar no contexto dos valores bíblicos para um viver pleno e para a excelência no serviço a Deus e à humanidade.

 
Apresentação do Programa

O curso de Mestrado Profissional em Educação do UNASP foi autorizado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em outubro de 2015, e será oferecido em agosto de 2016. O Programa tem como foco a formação propositiva e inovadora na Gestão e na Docência, com habilidade para articular o saber acadêmico, pesquisa e prática educativa, visando o desenvolvimento integral do ser humano.

Mestrado Profissional em Educação

Um programa para quem almeja teoria e prática. Aplicação prática da teoria. Mais proximidade com a realidade da escola. O diploma tem o mesmo valor do mestrado acadêmico. Torna o profissional da educação mais competitivo.

Mestrado Profissional em Educação 2016 - Diário Oficial da União - Clique aqui

Mestrado Profisional em Educação 2016 - Clique aqui

Público alvo

O curso tem como público-alvo principal, os profissionais graduados em Ensino Superior da área de educação e afins, interessados nas questões específicas educacionais.

Infraestrutura

O curso conta com infraestrutura exclusiva composta de salas para docentes e discentes, auditório para qualificação, defesa de dissertações, laboratórios de informática ligados à internet. Biblioteca, com acervo de periódicos e livros na área de Educação e demais áreas.

Corpo docente

Nossos professores são altamente capacitados, com preparação e instrução pedagógica para tornar as aulas dinâmicas e criativas, proporcionando aos nossos alunos a aquisição do conhecimento, de forma agradável e atrativa.

Objetivos do Curso

I - Contribuir para a qualificação de profissionais da educação, a fim de que realizem análises críticas da problemática educacional brasileira e da realidade institucional e atuem na transformação destas, no âmbito de seu alcance, com vistas ao desenvolvimento local, regional ou nacional;
II - Formar profissionais, gestores e docentes pesquisadores, com domínio dos processos de investigação científica, a fim de que produzam conhecimento e elaborem novos métodos, experiências curriculares, práticas educativas e materiais de ensino;
III - Aprofundar o estudo de referenciais teóricos e metodológicos que ampliem a formação pedagógica do pós-graduando e a compreensão do trabalho docente e das ações da gestão;
IV - Promover a aproximação escola/graduação/pós-graduação com vistas ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
V - Promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, de modo a melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas, geração e aplicação de processos de inovação apropriados;
VI - Articular teorias e práticas de ensino, orientadas pelos objetivos da educação brasileira;
VII - Relacionar questões sociais e inclusivas, e conhecimentos pedagógicos como base de práticas de intervenção no processo ensino e aprendizagem;
VIII - Criar situações que promovam o desenvolvimento da autonomia do educador, numa busca permanente de desenvolvimento profissional.

Seleção dos Alunos

A seleção de alunos é feita anualmente por meio de prova de conhecimento da área, avaliação de inglês instrumental, entrevista e análise de currículo. A cada processo seletivo são ofertadas 20 vagas. É permitida a entrada de alunos especiais no programa, mediante entrevista com a coordenação do curso.

Aluno especial é todo aquele inscrito para cursar disciplinas isoladas mediante as vagas disponíveis. No entanto, não há vínculo efetivo com o curso. Para vincular-se ao curso, o aluno especial precisa ser aprovado no processo seletivo e matricular-se como aluno regular. Posteriormente poderá requerer o aproveitamento dos créditos obtidos como aluno especial, de acordo com as normas específicas do regimento do programa.

Estrutura Curricular/Disciplinas

O Programa de Pós-Graduação nível Mestrado tem duração mínima de 24 (vinte e quatro) meses e máxima de 30 (trinta) meses, considerando-se este o decurso máximo para a defesa pública do Trabalho Final de Mestrado.
A integralização dos estudos necessários ao Mestrado é expressa em unidades de crédito, sendo que o número mínimo de créditos em disciplinas não pode ser inferior a 21 (vinte e um), os quais são completados por 06 (seis) créditos referentes à dissertação, totalizando o mínimo de 27 (vinte e sete) créditos exigidos para a finalização do curso. Cada crédito é equivalente a 15 (quinze) horas.

Disciplinas Obrigatórias e Optativas: A grade horária das disciplinas obrigatórias e optativas oferece ao aluno a opção de organizar o seu próprio horário, considerando a progressão do curso em relação aos créditos exigidos para sua conclusão. Isso permite conciliar a vida profissional com a vida acadêmica. Observe a grade horária do semestre.

Grade horária do curso- Clique aqui

Fluxograma do curso- Clique aqui

Disciplinas Obrigatórias:

- Educação na Contemporaneidade: Políticas, Concepções e Práticas
- Práticas Educacionais no contexto da Educação Integral
- Seminário de Orientação de Pesquisa
- Pesquisa em Educação

Disciplinas Optativas:

Primeiro semestre

- Gestão de Processos Educacionais

- Políticas e Práticas em Avaliação Educacional

-Currículo: Tendências Atuais

Segundo Semestre

- Práticas Interativas

-Educação e Novas Tecnologias

- Escola, Sociedade e Inclusão do Aluno

Terceiro Semestre

- Seminário em Gestão Educacional

- Seminário de Formação Docente para a Educação Básica

- Seminário de Formação docente para o Ensino Superior

Área de concentração

Formação de Professores e Gestores Educacionais
Estudos sobre a formação de Docentes e Gestores em diferentes níveis de ensino, observando os limites e as possibilidades da inovação pedagógica nas ações educacionais. Problematiza as repercussões das políticas educacionais nas práticas educativas e contempla experiências que promovam o desenvolvimento profissional em educação.

Linhas de pesquisa

a) Formação de professores, currículo e práticas inovadoras.

Investiga a formação inicial e continuada de professores e os saberes mobilizados nos processos formativos e curriculares; considera as práticas docentes numa perspectiva contemporânea, em que as intervenções metodológicas e tecnológicas inovadoras se dão em diferentes tempos, espaços, modalidades e níveis de ensino, capazes de criar identidades e características distintivas num cenário educacional e cultural diversificado.


b) Formação de gestores, processos educativos e avaliação.

Investiga e analisa criticamente a gestão educacional, a partir de seus fundamentos filosóficos, epistemológicos, políticos e históricos. Contempla estudos e intervenções sobre a gestão e avaliação de sistemas e processos educacionais.


Docentes 

 

Ana Maria de Moura Schäffer

Titulação 

- Graduada em Letras Português/Inglês pela UNISINOS.
- Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP.
- Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/7722108701581195
e-mail: natifran2@gmail.com

Betania Jacob Stange Lopes

Titulação 

- Graduada em Pedagogia pela FAFIMAN.
- Especializada em Supervisão Escolar pelo UNASP.
- Mestre em Educação pela UEL.
- Doutora em Educação Especial pela UFSCAR.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/9395659287804955
e-mail: betania.stange@ucb.org.br

Eliel Unglaub

Titulação 

- Graduado em Teologia pelo UNASP.
- Graduado em Pedagogia pela FAED.
- Especializado em Didática do Ensino Superior pela PUC-Paraná.
- Mestre em Educação pela PUC-Paraná.
- Doutor em Administração Educação pela Andrews University.
- Doutor em Educação pela UNICAMP.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/6514114688163787
e-mail: profeliel@yahoo.com.br

Elize Keller Franco

Titulação

- Graduada em Pedagogia pelo IAE-SP.
- Especializada em Supervisão Educacional pela PUC-Minas.
- Mestre em Educação pela PUC-SP.
- Doutora em Educação pela PUC-SP.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/0227193374028987
e-mail: elize.franco@ucb.org.br

Fábio Augusto Darius

Titulação

- Graduado em História pela FURB
- Mestre pela EST
- Doutor em Teologia pela EST

Lattes

http://lattes.cnpq.br/6296009029079452
e-mail: fabio.darius@ucb.org.br

Gildene do Ouro Lopes Silva-Coordenadora do curso

Titulação

- Graduada em Pedagogia pela FAED-IAE.
- Especialista em Educação pela UNIMEP.
- Especialista em Docência do Ensino Superior pelo UNASP.
- Mestre em Psicologia Escolar pela PUC-Campinas.
- Doutora em Psicologia Profissão e Ciência pela PUC-Campinas.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/5019129650760256
e-mail: gildene.lopes@ucb.org.br

Germana Ponce de Leon Ramirez

Titulação 

- Graduada em Geografia pela UFPB.
- Mestre em Geografia pela UFSC.
- Doutora em Geografia pela UFSC.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/4907388680698727
e-mail: germana.ramirez@ucb.org.br

Helena Brandão Viana

Titulação 

- Graduada em Educação Física pela UNICAMP.
- Mestre em Educação Física pela UNICAMP .
- Doutora Educação Física pela UNICAMP.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/0493494212541998
e-mail: helena.viana@ucb.org.br

Luciane Weber Baia Hess Colaboradora

Titulação

- Graduação em Pedagogia pelo UNASP
- Especializada em Licenciatura em Educação Religiosa pelo UNASP
- Especializada em Supervisão Escolar pelo UNASP
- Especializada em Docência Universitária pelo UNASP
- Mestre em Educação pela UNIMEP
- Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP

Lattes

http://lattes.cnpq.br/4708922504395297
e-mail: luciane.hees@ucb.org.br

Milton Luiz Torres

Titulação

- Graduação em Letras Licenciatura em Inglês e Português pela FAFICA-PE.
- Graduação em Bacharelado em Teologia pelo SALT.
- Mestrado em Letras e Lingüística pela UFBA.
- Doutor em Letras pela USP.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/6112555912323663
e-mail: milton.torres@ucb.org.br

Roberto Sussumu Wataya

Titulação 

- Graduado em Ciências Jurídicas pela UBC.
- Graduado em Tecnologia e Rede de Computadores pelo UNASP-SP.
- Mestre em Educação pela USF-SP.
- Mestre em Educação pela PUC-SP.
- Doutor em Educação pela PUC-SP.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/3873096213254117
e-mail: roberto.sussumu@ucb.org.br

Processo de seleção anual

CLIQUE AQUI para fazer download do edital 2017. 

CLIQUE AQUI para fazer o download da grade horária para entrevistas/processo de seleção.

CLIQUE AQUI para fazer o download das orientações para matrícula.

CLIQUE AQUI para se inscrever

CLIQUE AQUI para fazer o download do resultado final.

CLIQUE AQUI caso queira se tornar um aluno especial 2017.

VALOR DA INSCRIÇÃO: R$120,00

Link atualizado do valor da taxa de inscrição:

CLIQUE AQUI

A inscrição do candidato no processo de seleção será efetuada mediante a apresentação dos seguintes documentos:
a) Formulário de inscrição devidamente preenchido;
b) Comprovante original da taxa de inscrição (não reembolsável). Não há isenção do pagamento da taxa;
c) Curriculum vitae devidamente documentado;
d) Cópia do diploma de graduação, devidamente registrado, obtido em curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação. Se emitido no exterior, deverá ter sido revalidado nos termos da legislação em vigor;
e) Cópia do histórico escolar do curso de graduação;
f) Cópia do CPF, RG, certidão de casamento e título de eleitor;


O processo de seleção ao Mestrado Profissional em Educação será constituído de:
a) Prova de conhecimento na área - bibliografia indicada no Anexo II do Edital;
b) Prova de proficiência em língua inglesa – com a finalidade de verificar a capacidade de compreensão de textos na área de Educação. Duração de três horas e será permitido o uso de dicionário;
c) Entrevista com a comissão de seleção composta por docentes do Programa de Mestrado em Educação;
d) Análise de Curriculum vitae comprovado.

Calendário do Processo de Seleção do Mestrado Profissional em Educação


Investimento

30 x R$1.650,00 (valor da parcela bruta em contrato)

Dúvidas e contatos
e-mail: mestrado.educacao@unasp.edu.br

Telefones
19-38589311
19-38589477

Manifestação de interesse

Você tem interesse no Mestrado Profissional em Educação do UNASP?

Preencha os dados (Nome/E-mail/Telefone) e nos envie no e-mail dos contatos para ser notificado sobre as inscrições.

UNASP de A-Z
Campus SP

São Paulo Estrada de Itapecerica, 5859
Cep 05858-001/São Paulo - SP


Atendimento: (11) 2128-6000
E-mail: faleconosco-sp@unasp.edu.br

Campus EC

Engenheiro Coelho Estrada Mun. Pr. Walter Boger, km 3,4
Cep 13165-000/Eng. Coelho - SP


Atendimento: (19) 3858-9000
E-mail: faleconosco-ec@unasp.edu.br

Campus HT

Hortolândia Rua Pr. Hugo Gegembauer, 265
Cep 13184-010/Hortolândia - SP


Atendimento: (19) 2118-8000
E-mail: faleconosco-ht@unasp.edu.br

Reitoria

Engenheiro Coelho Estrada Mun. Pr. Walter Boger KM 3,5
Cep 13165-000/Eng. Coelho - SP


Atendimento: (19) 3858-5300
E-mail: reitoria@unasp.edu.br

Campus VL

Engenheiro Coelho Estrada Mun. Pr. Walter Boger, km 3,5
Cep 13165-000 / Eng. Coelho – SP


Atendimento: (19) 3858-9408
E-mail: atendimento.virtual@ucb.org.br