Orientação Familiar e Práticas Sistêmicas

Formar profissionais de alto nível, capacitados para o atendimento psicoprofilático, a orientação familiar em diferentes contextos;

Capacitar o profissional para o atendimento à família, contextos mais amplos e instituições na visão sistêmica para prevenção e promoção de saúde;

Promover a qualificação de profissionais em nível teórico e prático no âmbito das relações familiares, sob a ótica da abordagem sistêmica;

Propiciar a análise crítica das questões contemporâneas relacionadas a família enquanto instituição e enquanto sistema-núcleo de formação e desenvolvimento do indivíduo;

Oferecer ferramentas teóricas e práticas aos profissionais interessados em trabalhar com famílias em seus diferentes contextos, tipos, modelos e configurações;

Promover reflexão sobre os múltiplos significados dos eventos do sistema relacional, tendo em vista os aspectos sociais, pedagógicos e psicológicos de prevenção, intervenção e promoção de mudanças em situações de crises em âmbito familiar.

*Este curso não forma psicoterapeutas de família. Para atendimentos clínicos em consultório é necessário o profissional estar filiado a algum Conselho Profissional que respalde suas práticas clínicas.

Profissionais graduados na área de Saúde, Educação, Teologia e interessados no tema.

*Se você é psicólogo, médico da família ou psiquiatra, inscreva-se no Curso Psicoterapia Familiar.

Diferenciais

Oferecido por uma instituição tradicional, séria e conceituada no mercado de trabalho na área da saúde; Curso atende os pressupostos da Associação Brasileira de Terapia Familiar; Projeto Pedagógico que proporciona formação completa para atuação na área.

Corpo Docente titulado, com experiência acadêmica e profissional, atuando em renomadas instituições de saúde, pública e privada.

Estrutura

O Curso de Psicoterapia Familiar é oferecido na modalidade presencial e tem duração de 675 (seiscentos e setenta e cinco) horas, sendo:

300 horas de atividades teórica e práticas em sala de aula;

45 horas de estudo individual ou em grupo, com assistência docente;

105 horas de desenvolvimento de recursos técnicos e pessoais;

105 horas de práticas supervisionadas e

120 horas para elaboração do trabalho de conclusão de curso.
O UNASP se reserva o direito de prorrogar o início do curso ou de cancelá-lo caso não seja alcançado o número mínimo de alunos.

Local de Oferta

O Curso será ofertado em parceria com a Base Genesis, localizada na Praça da Sé, Centro de São Paulo.

Horário

Domingos e segundas-feiras, das 8h00 às 17h00, uma vez por mês, durante o conteúdo teórico.

Domingos e segundas-feiras, das 8h00 às 17h00, duas vezes por mês, durante o conteúdo teórico/prático, que deve ocorrer nos dois últimos semestres do Curso.
*A programação de aulas pode ser alterada devido a feriados e datas comemorativas.

Início previsto das aulas

12 de março de 2017.

Temas Discutidos

O Curso de Orientação Familiar e Práticas Sistêmicas é ofertado concomitante ao Curso de Psicoterapia Familiar, compartilhando um núcleo comum de conteúdos, como segue:

Núcleo comum

• Abordagem sistêmica
  • História e desenvolvimento da família
  • Família e comunicação
  • Abordagens teóricas em intervenções com famílias I
  • Família e saúde
  • Família e seus contextos
  • Família e situações de crise
  • Filosofia e ética cristã
  • Metodologia de pesquisa
  • Desenvolvimento de recursos técnicos e pessoais do Terapeuta

Núcleo Específico

• Famílias e práticas grupais
  • Seminários de Temas Avançados
  • Teorias e Técnicas de Orientação Familiar
  • Diferentes Campos de atuação para práticas sistêmicas
  • Temas Específicos na Orientação familiar
  • Prática Supervisionada

Aspectos Legais

O curso atende todas as exigências da Resolução CNE/CES Nº 1, de 8 de Junho de 2007.

Inscrições e Matricula

Inscrições: 01 de janeiro a 01 de março de 2017.
Matrículas: 06 a 10 de março de 2017.
Para se inscrever preencha a ficha de inscrição, imprima o boleto bancário e pague no banco de sua preferência. O valor da taxa de inscrição é de R$112,00. No ato da matrícula o aluno deverá efetuar o pagamento da 1ª mensalidade.

Observação:

Não havendo abertura de turma, o valor da inscrição será devolvido conforme os dados bancários informados no formulário de inscrição em até 15 dias úteis após a comunicação.

Documentos necessários para matrícula:

Comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição
Cópia RG
Copia CPF
Copia Diploma da Graduação (frente e verso)
Cópia Histórico Escolar
Copia Certidão de Nascimento ou Casamento
Comprovante de Endereço.

22 parcelas de R$ 578,00 para pagamento em dia.
Pagamentos efetuados após a data de vencimento terão acréscimo de 5%.

Clique aqui e faça já sua inscrição

Caso houver alguma dúvida ligue para:

Coordenação Geral de Pós-Graduação - Campus São Paulo
Fone 11 2128-6224

Caso queira falar com a Coordenação do Curso envie um e-mail para:

Profa. Dra. Claudia Bruscagin
E-mail: claudiabruscagin@gmail.com