Entrevista: Reitor fala sobre as superações do Unasp na crise

Tamanho da LetraA+A-

Para entendermos um pouco mais o que a nossa instituição tem feito e como tem sido o seu comportamento perante a crise que o país vive, o Reitor, Euler P. Bahia, nos permitem ter uma noção de como tem sido este ano de 2016. Por mais que diariamente circulem notícias pessimistas no Brasil e no mundo, o Unasp segue firme em busca de seus objetivos, contando com a compreensão e o apoio de cada pessoa ligada à instituição:

- O Unasp no ano de 2016
Euler: O Educador é, via de regra, um otimista. Portanto, ainda que se alardeie em todos os cantos do país, de que as perspectivas não são nada animadoras, nós acreditamos que o ano de 2016 será um ano de muitas vitórias para o Unasp. Daremos largos passos em alcance de nossos maiores objetivos. Um deles, nos tornarmos em universidade daqui alguns anos.

- A crise no Brasil e no mundo
Euler: É inegável que o cenário se apresenta conturbado e sem muita clareza no horizonte, tanto no âmbito nacional quanto mundial. Mas é na crise que se revelam também oportunidades para o exercício da criatividade e se aventurar para além das receitas convencionais. Ainda não temos um quadro completo de nossas matrículas para o ano de 2016. No entanto percebemos, através de depoimentos de estudantes e familiares, que eles tem sido afetados pela conjuntura econômica e financeira atual. Isso exigirá mais trabalho, mais atenção, mais criatividade e mais foco no essencial. Essas são armas que, do ponto de vista humano, nós dispomos para o enfrentamento da crise. Para além de nossos esforços, há que confiar em Deus e em Sua Soberana Providência, já que essa não é a primeira, e certamente não será a última crise que fomos impelidos a enfrentar.

- Sobre as últimas semanas
Acredito que, como todo brasileiro, com relativa apreensão e com o desejo de que a serenidade e o bom senso predominem na mente e nas atitudes de todos.

- Uma mensagem
Euler: Minha palavra aos servidores e aos alunos é, primeiramente, de gratidão por compreenderem os desafios que nos envolvem e por se unirem em esforços para a jornada de 2016. Em segundo lugar um apelo no sentido de fazer desse ano de 2016, o melhor ano de sua história no Unasp. Focalizados na sublime Missão Institucional, perseguindo os ideais de qualidade que a instituição tem elegido, poderemos, ao final deste ano, celebrar incontáveis vitórias. Que Deus nos conduza nesta trajetória!